O partido do Brasil

Notícias

Com 464 prefeituras e quatro prefeitos de capitais, Democratas figura entre os vitoriosos no pleito municipal

O Democratas chega ao fim do segundo turno entre os partidos que obtiveram o maior êxito nas eleições municipais. Em todo o país, a legenda elegeu 464 prefeitos (196 a mais em relação a 2016), e está entre os cinco partidos que mais elegeram prefeituras.

Dentre as capitais, o Democratas elegeu quatro prefeituras, sendo o segundo maior partido que mais elegeu prefeitos em capitais, atrás apenas do MDB que fez cinco prefeitos e em empate com o PSDB, que também elegeu quatro prefeituras. O Democratas ganhou em Salvador (BA) com Bruno Reis, em Curitiba (PR) com Rafael Greca, Florianópolis com Gean Loureiro (SC) e, no segundo turno, no Rio de Janeiro (RJ) venceu a disputa Eduardo Paes.

Considerando apenas o resultado do primeiro turno, o Democratas figura no ranking dos cinco maiores partidos que mais elegeram candidatos para todos os cargos disputados no dia 15 de novembro, segundo dados do TSE. A legenda conquistou 5.199 vagas (7,62%), sendo 459 para prefeituras, 442 para vice-prefeituras e 4.298 para câmaras municipais.

SEGUNDO TURNO

No segundo turno, além de eleger o prefeito de umas das maiores capitais do país,  Rio de Janeiro, o partido conquistou prefeituras e vice-prefeituras em cidades importantes.

Em São João do Meriti (RJ), Dr. João venceu a disputa obtendo 56,83% dos votos, com 100% das urnas apuradas.

No Norte, Manaus elegeu o vice-prefeito do Democratas, Marcos Rotta. E em Santarém, Nélio Aguiar (PA) (foto) foi reeleito para mais quatro anos à frente da prefeitura.

Em Piracicaba (SP), o candidato Luciano Almeida (Democratas) venceu a disputa pela prefeitura com 54,20% dos votos válidos.

E, em Porto Alegre, o partido conquistou a prefeitura com o vice-prefeito Ricardo Gomes (Democratas).

O partido aguarda ainda a decisão para a disputa em Macapá, que foi adiada em virtude da crise de abastecimento de energia elétrica. As eleições ocorrerão no dia 6 de dezembro e Josiel Alcolumbre, irmão do senador Davi Alcolumbre, é o candidato do Democratas na disputa.