O partido do Brasil

Notícias

Minas Gerais é o estado onde o Democratas comandará mais municípios no país

Em seguida estão SP, Goiás e Bahia com o maior número de prefeituras democratas

O Democratas foi um dos partidos que mais cresceu em números de prefeitos e vereadores eleitos em todo o país. Serão 459 municípios comandados pela legenda, um crescimento de 71% em comparação às eleições em 2016.

A Região Sudeste concentra o maior número de prefeitos democratas. E um quinto das prefeituras conquistadas no primeiro turno está em Minas Gerais. Os eleitores de Minas Gerais escolheram 85 prefeitos e 758 vereadores Democratas para administrar suas cidades. Com a liderança do senador e líder no Senado, Rodrigo Pacheco, o Democratas se tornou o segundo maior partido em número de cidades e cadeiras nas câmaras municipais.

Em São Paulo, o Democratas, que tem no comando o vice-governador, Rodrigo Garcia, foi o segundo em prefeitos eleitos – com 67 prefeitos e o partido que mais elegeu gestores municipais em comparação a 2016, com 18 prefeitos a mais. O Democratas tem ainda três prefeitos eleitos sub júdice, aguardando recurso e outros dois que foram pra segundo turno, casos de Bauru e Piracicaba, podendo chegar a 72 eleitos. O partido também foi o segundo em vereadores eleitos no estado, com 690 representantes.

Na Região Centro-Oeste, o Democratas também obteve resultados expressivos como é o caso de Goiás, comandado pelo governador Ronaldo Caiado. O partido elegeu 63 prefeitos nessas eleições municipais. Um número expressivamente maior se comparado com a última eleição municipal, em 2016, quando os democratas elegeram apenas dez representantes em todo o Estado. Cidades importantes como Goianésia, Rio Verde e Luziânia serão administradas pelo Democratas nos próximos quatro anos.

Em Salvador, o prefeito eleito Bruno Reis obteve o maior percentual de votos válidos entre todas as capitais brasileiras. Ele recebeu 64,20% dos votos válidos da capital baiana, o que significa 779.408 votos em número absolutos. “Com muita alegria, nosso resultado representa o sucesso da maior gestão do Brasil. O prefeito ACM Neto, nesses últimos oito anos, transformou a nossa cidade. O nosso trabalho, o trabalho de um time, que juntos promoveram uma grande revolução nessa cidade”, comemorou Bruno, após divulgação do resultado das eleições em Salvador. O Democratas na Bahia estará no comando de 37 cidades.