O partido do Brasil

Notícias

Deputados do Democratas defendem derrubada do veto à prorrogação da desoneração da folha de pagamento de empresas

Líder da bancada do Democratas, Efraim Filho (PB), e o deputado Elmar Nascimento (BA), manifestaram voto pela derrubada do veto à prorrogação até 2021 da desoneração da folha de pagamento de empresas. O veto será analisado em sessão do Congresso Nacional, possivelmente esta semana. O líder Efraim Filho afirmou que a retomada econômica passa pela geração de empregos e que é impossível pensar em aumentar a carga de impostos para quem enfrenta a crise com “água pelo nariz”.

“São enormes os esforços para vencer este momento crítico. Aumentar carga é querer fechar as portas das empresas”, diz.
Elmar Nascimento concorda com o líder da bancada e lembra que, neste momento do ano, são feitos os planejamentos para o ano seguinte. “Não dá para, em meio a uma crise sem precedentes, começar o planejamento de 2021 considerando mais carga tributária”, afirma.

“Quem manteve emprego em meio à queda brutal da atividade econômica no período da pandemia fez, muitas vezes, no sacrifício”, diz Nascimento. “Este pessoal não pode ser deixado na mão; Congresso não pode virar as costas para quem investiu e manteve postos de trabalho”, completa.

O que será analisado pelo Congresso é o veto que barrou prorrogação do benefício até o final de 2021 para empresas de 17 setores da economia. A desoneração da folha de pagamentos permite que empresas optem por contribuir para a Previdência Social com um percentual que varia de 1% a 4,5% sobre a receita bruta em vez de recolher 20% sobre a folha de pagamento.