O partido do Brasil

Notícias

Leur Lomanto diz que queda na produção industrial da Bahia indica falta de poder de reação do governo do estado

O deputado federal Leur Lomanto (Democratas) avaliou como bastante preocupante a situação da economia baiana, que apresentou a maior queda na produção industrial entre todos os estados da região Nordeste do País, segundo pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O que fica evidente é a falta de poder de reação do governo do estado, que se mostra incapaz de atrair investimentos para a Bahia. Com isso, não se gera emprego, a população segue sem renda e a economia permanece estagnada”, diz o deputado.

Lomanto recorda que a Bahia já foi destaque nacional com o Centro Industrial de Aratu e o Polo Petroquímico de Camaçari, mas lamenta que o grupo político do governador Rui Costa, que está no poder há 14 anos na Bahia, não tenha sido capaz de criar um novo parque industrial no estado.

“Perdemos posição para o estado de Santa Catarina e agora somos a sétima economia do País. Antes dos governos petistas, o PIB baiano vinha tendo crescimento acumulado 36% acima do crescimento brasileiro. Estamos perdendo o bonde da história e sem fôlego para expandir os setores prioritários da indústria baiana”, afirma Lomanto.