O partido do Brasil

Notícias

Targino Machado alerta governo para Fundo de Segurança: “esperamos que seja usado de fato no combate à violência”

O deputado estadual Targino Machado (Democratas) alertou o governo do estado para a utilização do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp), cuja criação foi aprovada na última terça-feira (1º) pela Assembleia Legislativa por unanimidade. O parlamentar, que lidera a bancada de oposição na Casa, disse esperar que o Executivo de fato execute os recursos do fundo em ações de segurança e combate à violência.

O Fesp é condição indispensável para que a Bahia receba verbas federais carimbadas da União para serem usadas nesta área. “Nos anos anteriores, observando casos em que o governo usa recursos de outros fundos para o pagamento de despesas gerais, o que, além de ser irregular, foge ao objetivo específico daquela verba”, alertou.

“Neste sentido, nós esperamos que o governo aplique os recursos que devem chegar pelo fundo em ações de combate à violência, afinal, a Bahia continua com números alarmantes na área da segurança”, diz o parlamentar, lembrando que a Bahia continua ainda entre os líderes no ranking de homicídios no país. A mais recente edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta que 6.346 foram assassinadas no estado em 2018.

O líder da oposição ressalta que, além dos altos índices, ainda há a estrutura dos equipamentos de segurança, especialmente no interior. “Os policiais se queixam da falta de estrutura, das condições ruins das viaturas, além das delegacias com diversos problemas. Vamos acompanhar de perto a aplicação destas verbas”, afirma.