O partido do Brasil

Notícias

“Desde que a SDE foi transformada em diretório político, indústria baiana só faz definhar”, diz Alan Sanches

O deputado estadual Alan Sanches (Democratas) cobrou hoje mais transparência do governo do estado em relação à real situação do Centro Industrial de Aratu (CIA). De acordo com o deputado, “há uma debandada de empresas deixando o CIA em busca de condições fiscais melhores em outros estados, e isso desmente a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que acaba de divulgar informações enganosas de que nos últimos anos o CIA recebeu cerca de R$ 3,15 bilhões em investimentos privados e gerou mais de 13,7 mil empregos”.

“Isso não é verdade. Nos últimos anos, fecharam as portas no CIA unidades da DOW, Alcan, Xerox e, no início deste ano, a Taurus Helmets”, informa o deputado, lembrando que a antiga Bahia PET abriga atualmente catadores de reciclagem, e a antiga fabricante de fios de nylon, a Banylsa, hoje é um pátio que guarda veículos que serão leiloados.

“A Stepan fechou as portas há dois anos. Na época, demitiu 50 funcionários e levou todo o seu maquinário para outras unidades”, diz ainda Sanches, acrescentando que “desde que a SDE foi transformada num diretório e búnker político, a indústria baiana só faz definhar. Por isso cai a cada dia a participação da atividade industrial na formação do PIB baiano”, avalia Sanches, lembrando que a mais recente Pesquisa Industrial Anual (PIA), do IBGE, mostrou que a participação da Bahia no PIB industrial da região Nordeste caiu de 52,6% do total para 40%.