O partido do Brasil

Notícias

Elinaldo destaca importância dos reguladores no Novo Modelo de Regulação Municipal

Esta segunda-feira (02/9) entra para a história do serviço de saúde pública de Camaçari com o lançamento do novo modelo de Regulação SUS, que visa acabar com as filas nas unidades de saúde em busca de vagas para exames e consultas da rede conveniada ao SUS municipal. Logo após a apresentação da novidade, realizada em coletiva de imprensa na sala de reuniões da Segov, ocorreu também um importante encontro de todos os reguladores e gerentes das unidades de saúde com o prefeito Elinaldo Araújo (Democratas), o secretário de Saúde, Elias Natan e equipe da Secretaria de Saúde (Sesau).

Ciente da importância dos reguladores locais para o êxito desta revolução nos serviços de saúde, o prefeito Elinaldo fez questão de conversar pessoalmente com a equipe. “São vocês que estão lá na ponta, nas unidades de saúde recebendo nosso povo. É de vocês a grande missão de atender os usuários de forma humanizada, de não deixar nenhum usuário sair da unidade sem sua demanda em processo de resolução. Conto com cada um para juntos continuarmos transformando a saúde pública para melhor”.

Elinaldo ressaltou ainda que “todo investimento feito no sistema, na garantia das vagas, em equipamentos e nos novos fluxos e processo de nada adiantará se os reguladores locais, que estão na parte mais importante desse processo que é atendendo nosso povo, não vestirem a camisa compreendendo quão fundamentais eles são. Afinal, hoje eles são a porta de entrada de cada usuário nesse novo modelo de regulação”.

A partir de agora todas as unidades de saúde terão uma cota mínima assegurada via sistema para exames, consultas e demais procedimentos. “Se a cota mínima tiver acabado, o regulador lançará a demanda do usuário no sistema. Este, por sua vez, receberá um login e senha para acompanhar seu agendamento no site da Prefeitura sem precisar retornar à unidade para confirmar o dia, local e horário do seu procedimento. E nossa equipe terá prazos para dar uma resposta ao usuário com a demanda deste atendimento”, explica o secretário de Saúde, Elias Natan.

Outro ganho com o novo modelo é que a população não precisa formar filas durante as madrugadas para marcar seus procedimentos. “Não haverá mais dia de abertura de agenda. A agenda estará aberta todos os dias. Dessa forma a marcação acontecerá todos os dias da semana, o dia todo. O usuário pode chegar à unidade pela tarde que ele terá sua marcação lançada no sistema e poderá acompanhar de casa pelo site”, afirma Elba Brito, diretora de Avaliação e Controle do SUS.

Durante o encontro, os reguladores também receberam alguns instrumentos de trabalho como camisa, crachá e um smartphone através do qual também farão o lançamento das marcações no sistema. Tudo para garantir que o usuário não saia da unidade de saúde sem sua demanda lançada no sistema.