O partido do Brasil

Notícias

Elmar Nascimento defende manutenção dos 55 anos para aposentadoria rural das mulheres

Atento à realidade do campo, o líder do Democratas na Câmara, deputado federal Elmar Nascimento (BA), voltou a defender nesta terça-feira (9) a manutenção dos direitos na aposentadoria rural devido às especificidades do público. Ele tem conversado com a bancada do Democratas sobre a manutenção da idade mínima de 55 anos para aposentadoria das trabalhadoras do campo.

Na proposta encaminhada pelo governo Bolsonaro ao Congresso, as trabalhadoras rurais poderiam se aposentar aos 60 anos, desde que tenham contribuído por 20 anos – hoje o prazo é de 15 anos -, mesmo tempo e idade exigidos dos homens.

Hoje, será conhecido o parecer apresentado pelo relator da PEC da Nova Previdência na Comissão de Constituição e de Justiça e de Cidadania (CCJC). O relatório pode ser votado na próxima semana, mas regimentalmente este prazo pode ser estendido.

“A Previdência é uma das reformas mais importantes. É essencial ter força, base, para aprová-la. Uma derrota por qualquer placar seria um péssimo sinal”, disse. O líder chamou atenção também para os ritos da Casa com relação à tramitação da proposta. “Os prazos precisam ser cumpridos. E hoje, apesar de os deputados entenderem a importância da mudança, uma votação teria o placar da derrota”, disse.